Repertório de contações e espetáculos
Conte a sua
Espetáculo para todas as idades
O espetáculo acontece a partir de um jogo de amarelinha. Em interação com as cenas e músicas, o público é convidado a jogar e também contar suas histórias. O grupo adentra o espaço com rabeca, percussão e a personagem de máscara Véia do Bambu, numa representação da música Tango no Mango (Uzina), um clássico da cultura popular brasileira, recolhida por Mário de Andrade e regravada por Mestre Ambrósio.
Nos quadrados da Amarelinha, em vez de números estão inscritas palavras que vão inspirar histórias, tais como: família, medo, amizade, bichos e amor. O grupo conta, encena e o jogador também conta. A ideia é estimular a troca de experiências, matéria-prima para o ser expressivo que habita cada um de nós.
Com Ed Encarnação, Juliana Mado e Rafa da Rabeca.
Fantástico Cotidiano
Espetáculo infantil
Uma tartaruga que é uma lousa, uma flor que dança, uma caixinha para guardar lembranças, instruções para subir uma escada ...Seria tudo isso possível? No universo de Júlio Cortázar isso tudo e muito mais é possível! "Fantástico Cotidiano" é um mergulho poético nas brechas do nosso dia-a-dia! Em seu universo, nada é tão comum assim, em tudo há poesia, em tudo há um outro lado. O espetáculo se constrói com a participação ativa das crianças e adultos da platéia. Zuliana e Malagueta, duas primas palhaças, transportam o público sensivelmente para o mundo de Cortázar, onde nada é simplesmente aquilo que parece ser.
Com Fernanda Pimenta e Juliana Mado.
Um dedo de prosa, uma carta formosa
Intervenção performática, com Juliana Mado.
Essa intervenção propõe um espaço-tempo para a memória e o compartilhamento.
Por meio da instalação de um espaço matizado por elementos que remetem ao tempo das cartas, as pessoas são convidadas a sentar, conversar, contar e por fim, escrever uma carta a alguém.
Enquanto a personagem D. Tereza, vivenciada por Juliana, compartilha histórias do tempo em que trocava cartas, o diálogo com o público surge espontaneamente e as lembranças são desencadeadas. É oferecido de fato um cafezinho, um biscoito e tudo está preparado para que o convidado fique a vontade e puxe o fio da memória.
São diponibilizados papéis, canetas, envelopes e selos, estimulando a postagem real das cartas.
Dentre os textos que inspiram a personagem estão as cartas dos pais da atriz, além de histórias presentes no livro Memória e Sociedade - Lembranças de Velhos, de Eclea Bosi.
Assombra e arrepia, mas também faz rir
Narração e música
Contos que despertam para sensações de suspense e mistério e que ficam numa linha tênue entre o medo e a graça. Causos e enigmas que se perpetuam pelas culturas tradicionais, acompanhados de trilha sonora, músicas e animação de objetos.
Esse repertório contempla duas apresentações diferentes: uma com histórias tradicionais da América Latina, como “Maria Angula” e “Mula-sem-cabeça” e a outra com contos inspirados em "Enigmas do Vampiro - histórias da Índia", de Catherine Zarcate.
Com Juliana Mado e Ed Encarnação
Histórias possíveis de Clarice
Narração e música
Essa proposta traz histórias, cenas e músicas inspiradas na obra para crianças de Clarice Lispector. Com muita interação, musicalidade e troca de experiências, embarcamos em contos como "Felicidade Clandestina", “Uma história de tanto amor”, “Macacos” e “A quinta história”. A sua sensibilidade e inventividade aparece, por exemplo, na pele de um menino que tudo questiona e imagina. Para ele, “o mundo é redondo porque disseram, mas só ia parecer redondo se a gente olhasse e as vezes o céu estivesse lá embaixo” ou ainda na história em que Clarice transforma o simples ato de matar uma barata em cinco diferentes e inusitadas versões. Esse repertório contempla duas apresentações diferentes.
Com Juliana Mado e Ed Encarnação.
Prosa Miúda - Vovó Aranha ou O Barriga grande
Narração e música para crianças té 4 anos
Trata-se de uma atividade lítero-musical para crianças em sua primeira idade, até 4 anos. A proposta é interagir por meio de ações muito simples, que exploram movimentos das mãos, olhos, cabeça, utilizando-nos de repetição de gestual e músicas voltadas para essa idade. Com este conceito temos duas apresentações diferentes, cada uma com uma história:
O Barriga Grande conta a história de um sapo que bebeu toda a água do lago! Então o desafio dos diversos bichos do parque vai ser fazê-lo devolver a água.
Vovó Aranha conta que há milhares de anos atrás só viviam bichos na terra e não havia luz, todos viviam na escuridão. Houve então uma grande reunião com todos os animais para decidir quem seria capaz de buscar a luz, guardada pelo o Rei Sol.
Iink do vídeo na íntegra:
Com Cris Glória e Juliana Mado.



Meninas e meninos: é tudo igual ou é tudo diferente?
Narração e música
Lili tem um segredo, com isso desperta toda a curiosidade de Pedro. No jogo entre pistas e tentativas de descoberta, os tipos se revelam.
Numa brincadeira entre semelhanças e diferenças de gêneros, as histórias, músicas e jogos abordam a divertida e natural relação entre meninas e meninos, no intuito de desconstruir preconceitos. As histórias são adaptações dos contos Chapeuzinho Amarelo, O monstruoso segredo de Lili e Fonchito e a Lua, respectivamente de Chico Buarque, Angélica Glitz e Mário Vargas Llosa.
Com Ed Encarnação e Juliana Mado.
Do continente irmão que formou a nossa gente
Narração e música
Nos mitos negros o universo é pensado como um todo integrado, a concepção de tempo privilegia o tempo passado, o tempo dos ancestrais, e sustenta toda a noção histórica da cosmovisão africana. Transitando por este universo, a narração e percussão dão vida aos heróis, reis e rainhas da mitologia Yorubá, com suas histórias fantásticas - humanas e divinas ao mesmo tempo. Todas as histórias são adaptações a partir dos livros “Ifá, o adivinho” e “Os príncipes do destino”, de Reginaldo Prandi.
Com Juliana Mado e Ed Encarnação.
Tatiana Belinky - da Rua dos Navios à Rua Jaguaribe
Narração e música
Em Transplante de Menina, da Rua dos Navios à Rua Jaguaribe, Tatiana Belinky conta com detalhes sua vida de menina russa na bonita cidade de Riga. Por meio de uma linguagem muito tranquila e compreensível ela desvenda as peculiaridades de viver num lugar gelado, ao lado de um rio que passava parte do ano congelado.
Na passagem em que narra a vinda para o Brasil, fatos intrigantes e curiosos da viagem de navio, sob seu olhar de criança de 10 anos. Depois, a chegada e os primeiros anos na São Paulo da década de 30, onde ela mal podia imaginar ficaria pelo resto da vida.
A narradora assume o lugar de Tatiana e conta em primeira pessoa, trazendo objetos e canções que interagem com sua incrível odisséia.
Com Juliana Mado e Ed Encarnação.

Príncipes e princesas que habitam nossas cabeças
Narração e música
Histórias que abordam o universo dos principados de uma forma a humanizar princesas, príncipes e afins.
Em A Princesa que Tudo Sabia, Menos uma Coisa, uma princesa muito inteligente e culta, se vê indefesa diante dos sentimentos.
Em O Pote Vazio, um menino tem como desafio a dureza de uma verdade e, por fim, é isso que o faz imperador.
Inspirado em histórias de Rosane Pamplona e Demi.
Com Juliana Mado e Ed Encarnação.
De um cantinho se faz um mundo
Narração e música, com animação de objetos
Aqui a ideia é compartilhar com a criança o seu próprio universo, sua natural curiosidade e capacidade imaginativa.
Enquanto toda a família assiste ao noticiário, Lili transforma o livro de capa dura em avião, pássaro, túnel de formigas, trem ... e quando seu pai aparece o trem fica tristemente derrubado no chão, fingindo ser mesmo duas embalagens de plástico.
Essa personagem de Mário Quintana é quem vai apresentar o seu teatro do Rei Bigodeira para toda a família.
Ainda dentro desse universo, aparece Paulinho, o curioso e irriquieto personagem de Clarice Lispector!
Nos utilizamos assim, de diversos objetos reutilizados que serão animados e sempre acompanhados de música e trilha sonora.
Com Juliana Mado e Ed Encarnação.
Terra, minha casa - histórias ecológicas
Narração e música
A casa Mágica conta sobre uma menina que acredita que sua casa é mágica, pois lá o lixo desaparece e a privada tem um truque de mágico. Só com a ajuda de suas amigas e de uma inusitada figura, ela vai compreender o que realmente acontece em sua casa e em sua cidade.
Em Árvore generosa, de Shel Silverstein, a amizade entre um menino e uma árvore revela uma relação que espelha a relação entre a humanidade e a natureza.
Já Sedna, um conto popular canadense, é uma incrível história mitológica, que desperta para o poder do espírito da mãe natureza.
Com Juliana Mado e Ed Encarnação.
Fruta-pão-de-queijo
Brincadeira popular e narração
A partir de personagens-chaves da cultura popular do Centro-Oeste e do Nordeste brasileiros contamos e brincamos histórias dos folguedos: Folia de Reis e Cavalo Marinho, do ciclo natalino.
Nesse conto autoral da narradora, tudo começa no portão de sua casa, onde ficava na infância junto com seu avô, sentado num banquinho, vendo a cidade passar. Nos Natais, a diversão era ver seu avô dançar Catira nas Folias de Reis de Araxá - MG. Mais tarde a narradora viaja até uma cidade chamada Fruta-pão-de-queijo. É lá que assiste a uma disputa entre o Bastião, da Folia de Reis e o Mateus , do Cavalo Marinho.
Com viola, rabeca e percussão, propomos ao público uma experiência com figuras e músicas da cultura popular brasileira.
Com Filpo Ribeiro, Juliana Mado e Rafaella Nepomuceno.
Não tem cheiro de inimigo - contos indígenas
Narração e música
Com as histórias “Curumim e a amiga onça”, “Mani oca” e “A lenda da vitória-régia” abordamos o universo da cultura e mitologia indígena. Este universo faz parte de uma cosmovisão que os índios têm, totalmente diferente da nossa, de gente “civilizada”, moradores das grandes cidades. Assim, o que se pretende é trazer para o público maneiras diferentes de ver e entender o mundo!
Contos tradicionais populares.
Com Juliana Mado e Ed Encarnação.
![]() 011 |
---|
![]() IMG_0003 |
![]() IMG_0002Descreva sua imagem. |
![]() IMG_0007Descreva sua imagem. |
![]() 005.corteDescreva sua imagem. |
![]() 010.coresDescreva sua imagem. |
![]() 002Descreva sua imagem. |
![]() 001.coresDescreva sua imagem. |

No rastro de uma gota d'água
Intervenção para o espaço de passagem
Nessa performance duas atrizes representam gotas de água. Elas adentram o espaço com seus figurinos e segurando um dado gigante (feito de espuma e tecido). Em cada face do dado está uma etapa do trajeto da água: nuvem, rio, cano, caixa d`água, privada e mar. As duas gotas de água, que estão perdidas em seu caminho, discutem para qual parte do trajeto elas vão e isso será resolvido com o dado. Nesse momento, pessoas que estão no local são convidadas à jogar o grande dado e de acordo com cada etapa sorteada é desencadeada uma cena, na qual as gotas discutem as vantagens e desvantagens de se ir para aquela etapa, convocando e questionando o público. A ideia é desmistificar o que a mágica de abrir a torneira e de lá sair água.
Com Juliana Mado e Sílvia Brunello
Histórias fantásticas e de animais
Narração e música
Com as histórias populares tradicionais: “Magia na Floresta”, “Sedna e o Rei Gaivota” e “O Boto Cor-de-Rosa”, permeia-se o universo mágico dos animais, florestas e lendas, de lugares que habitam o nosso imaginário, como a Amazônia.
A contação se dá com brincadeiras musicais e muito mistério!
Com Juliana Mado e Ed Encarnação.