Clipping
Feira e-cêntrica / Nega Lilu Editora
Goiânia
Oficina de narração de histórias
março/2020
Pomar Livraria e brinquedos
Goiânia
Fantástico Cotidiano
fevereiro/2020


Sesc Itaquera
São Paulo
Um dedo de prosa, uma carta formosa
dezembro/2019
Mostra Sesc Cariri
Juazeiro de Norte e Crato - CE
Conte a Sua
Novembro / 2019


Goiânia em cena - Festival Internacional de Artes Cênicas
Goiânia - Go
No meio do caldeirão
outubro/2019

CCBB Sócio educativo
Brasília - DF
Não tem cheiro de inimigo - contos indígenas
outubro/2019

CCBB Artes Cênicas
Brasília - DF
Fantástico Cotidiano
Setembro/2019

SESC Centro
Goiânia - Go
Conte a Sua
outrubro/2019


SESC Centro
Goiânia - Go
Fantástico Cotidiano
julho/2019

Histórico
A Cia. ju cata-histórias foi fundada em 2008 pela atriz e produtora Juliana Mado. A sua pesquisa passa por performance do narrador nato, confrontando a arte do ator, adaptações de obras literárias e cantos da tradição popular.
Entre seus espetáculos estão: “Histórias Possíveis de Clarice”, criado a partir da obra de Clarice Lispector, “Fantástico Cotidiano”, com contos de Julio Cortázar, “Prosa Miúda”, voltado para o público de 0 a 4 anos, “Do Continente Irmão que Formou a Nossa Gente”, que aborda a mitologia afro-brasileira e o “Conte a sua”, espetáculo criado para a praça e para que o público também traga suas histórias, além de outros trabalhos que compõem o repertório.
Em 2018 a Cia. comemorou 10 anos com uma mostra de repertório no SESC Belenzinho. Nesse mesmo ano realizamos o Encontro e Conto – Festival de Narratividades, em Goiânia, com o apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás – SEDUCE. Esse Festival teve como proposta a mostra de diferentes linguagens artísticas que têm como elemento fundante a oralidade e a performance narrativa. Assim, tivemos espetáculos de teatro, como o Cabras, da Cia. Balagan e Homens e Caranguejos, do Coletivo Joanas Incendeiam, grupos de narração performática, como o Teatro Destinatário (Go) e a Cia. Vou te contar (DF), encontros com narradores natos e contadores de causos do Estado de Goiás, saraus e oficina, num total de 27 atividade gratuitas ao público, em diferentes espaços da cidade.
Desde a sua fundação, a Cia. fez temporadas e apresentações nos SESCs: São Carlos, Sorocaba, Centro (Go), Belenzinho, Campinas, São Caetano, Pompéia, Osasco, Itaquera, Santana, Carmo, Pinheiros, Ipiranga, Jundiaí, Piracicaba, Santo Amaro, Bauru, Consolação, Vila Mariana, Santo André e Santos e no Centro Cultural São Paulo, Biblioteca São Paulo, Bienal do Livro, Bibliotecas municipais, livrarias, entre outros.
Em 2014, a Cia. integrou o Circuito SESC de Artes, com o espetáculo Conte a Sua.
Em outubro e novembro de 2013 realizamos um circuito do Ônibus Biblioteca da Prefeitura de São Paulo, com diferentes apresentações.
A companhia é formada por diversas parcerias com artistas das áreas de música, circo e artes visuais, como: Ed Encarnação (percussão e atuação/Grupo Triii) Rafa da Rabeca (rabeca e composições / Acabocaria), Sílvia Brunello (Chica e Olga Ateliê de criações), Cris Glória (flauta e canto / Cia. Cabelo de Maria ), Filpo Ribeiro (viola e rabeca / Filpo Ribeiro e a Feira do rolo), Rafaella Nepomuceno (percussionista e artista visual) e Julieta Zarza (atriz e palhaça). As músicas, em sua maioria, são de autoria da Companhia.
Dialogar com novas linguagens, valorizando sempre o conto, é uma busca constante em nosso trabalho.
Com música ao vivo e muita troca com o público, a tradição oral é aqui reverenciada.